Nova colaboração: MANIFESTO COMUNISTA DE MARX E ENGELS: 169 anos de sua publicação

A seguir: reflexões de Kalil Saliba sobre o Manifesto em ocasião de 169 anos de publicação.

O MANIFESTO COMUNISTA foi publicado em fevereiro de 1848. Foi escrito por KARL MARX, na época  com 30 anos e FRIEDRICH ENGELS, com 28 anos. O culminar dos seus 169 anos se passaram desde a primeira publicação, o MANIFESTO COMUNISTA não se fez poeira nas estantes e não está jogado às traças. Atualíssimo, hoje não se faz de rogado dos seus objetivos a pedido COMITÉ CENTRAL DA LIGA DOS COMUNISTAS.

Esses dois jovens amigos deram a conhecer pela primeira vez e de forma integral a concepção do SOCIALISMO CIENTIFICO, lançando os pilares e programa geral dos comunistas. É o mais importante documento político-ideológico da HISTÓRIA MODERNA. Nenhuma aliança na história é mais famosa do que a de MARX e ENGELS, as qualidades de um complementam as do outro. MARX era essencialmente o pensador e escritor de notável brilhantismo, excepcionalmente erudito, reconhecido por todos os jovens hegelianos de esquerda da Alemanha em sua época. ENGELS, de muita leitura, com imensa capacidade de lidar com grandes quantidades de material de estudo, generoso e totalmente destituído de inveja ou vaidade, possuía uma natureza tranquila que jamais perdia nas dificuldades do pensamento. Uma amizade de 40 anos e não teve dúvidas de sua posição na parceria com MARX e do seu dever de ajudar MARX na maneira que lhe fosse possível. Se MARX lhe proporcionara uma profunda visão de filosofia que por si só não alcançaria, ele, ENGELS, expunha a MARX as realidades econômica com uma perspectiva nova que MARX dificilmente perceberia.

ENGELS conhecia detalhadamente o movimento operário da Inglaterra desde os tempos das guerras napoleônicas; conhecia os movimentos cartistas e sindicais de maneira incomparável em sua época. Eles, MARX e ENGELS,  estavam muito bem preparados para a tarefa que lhes propuseram a eles o COMITÉ CENTRAL DA LIGA DOS COMUNISTAS,  a redação do MANIFESTO COMUNISTA. Hoje o MANIFESTO COMUNISTA foi e tem sido a tocha ardente e luminosa com a qual o proletariado e as massas oprimidas em todo o mundo, em seus 169 anos de gloriosa saga, vêm preparando a humanidade para a batalha final pela emancipação cabal e completa da humanidade; num mundo em que a crise geral do sistema capitalista e suas leis de mercado aumentaram em proporções nunca vistas do sistema da exploração do homem, alargando o abismo colossal entre a riqueza e a miséria, em que grassam a fome e o desemprego, gerando um caos econômico e social que atiça conflitos étnicos e religiosos reacendendo o nacionalismo e o fascismo de Estado. Essa é uma visão estarrecedora  do mundo de hoje e seus conflitos.

Uma AMERICA LATINA secularmente submetida aos interesses imperialistas de seus governos de direita ou da falsa esquerda eleitoreira, que cumprem fielmente o programa imperial de saque de seu país e de extermínio de sua juventude; uma AFRICA MÃE  transformada em uma favela de imenso lixão humano; de um ORIENTE MÉDIO estraçalhado pela guerra e pelo êxodo de seus povos; de uma EUROPA decadente mergulhada cada dia mais na histeria racista e anti-imigrante, reprimindo sua juventude sem alternativa dentro do sistema, como se se achasse diante de uma nova invasão de bárbaros. Essa é a realidade nua e crua construída pela economia capitalista imperialista globalizada e suas leis de mercado, que destroem o meio ambiente e promovem a guerra e a discórdia entre as nações.

O MANIFESTO COMUNISTA, atualíssimo, convida e promove a critica e o debate, chama todos a enfrentarem os muitos problemas ainda por resolver da nova etapa da REVOLUÇÃO MUNDIAL.

QUE AS CLASSES DOMINANTES TREMAM DIANTE DA REVOLUCÃO COMUNISTA!

O PROLETÁRIO NADA TEM A PERDER SENÃO SEUS GRILHÕES!

PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAISES, UNI-VOS!

TEMOS UM MUNDO A GANHAR!

K.S

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s