Faz escuro, mas eu canto…

Women shout slogans during a protest against Brazil's interim President Temer and in support of suspended President Rousseff in Sao Paulo

Por Valter Pinheiro (*)

Naquele não muito distante passado, veio a incerteza do amanhã, mas a perspectiva existia. A treva baixou em nossa História. Mas, em plena ditadura civil-militar nazi-fascista, levantou-se a voz do poeta e a inesquecível Nara Leão cantou: FAZ ESCURO, MAS EU CANTO / PORQUE A MANHÃ VAI CHEGAR/ VEM VER COMIGO, COMPANHEIRO, / A COR DO MUNDO MUDAR.
De repente, a escuridão voltou a retroceder este país. Veio trazida pelos que só têm a lama e o atraso a oferecer.
No passado não muito distante, a ditadura civil-militar nazi-fascista trouxe o retrocesso, o sangue jorrou, a escuridão e a lama cobriu a História do Brasil . Era isso que eles tinham a oferecer. Voltaram com outra roupagem e um outro instrumento de golpe chamado impeachment. Também estes só têm a oferecer a lama, o retrocesso, a mentira, as escaramuças de bandidos, a covardia e a traição. E não esqueceram a escuridão. Também nós não esquecemos a canção FAZ ESCURO, MAS EU CANTO.

Faz escuro mas eu canto,
porque a manhã vai chegar.
Vem ver comigo, companheiro,
a cor do mundo mudar.
Vale a pena não dormir para esperar
a cor do mundo mudar.
Já é madrugada,
vem o sol, quero alegria,
que é para esquecer o que eu sofria.
Quem sofre fica acordado
defendendo o coração.
Vamos juntos, multidão,
trabalhar pela alegria,
amanhã é um novo dia.

(Thiago de Mello, em 1966)

(*) Valter Pinheiro foi militante do PCBR, ex-preso político e atual membro do Comitê pela Memória, Verdade e Justiça do Ceará.

Deixe um comentário

