Como as serpentes…

just

“A justiça é como as serpentes,

só morde os pés descalços”.

 Eduardo Galeano

Por Valter Pinheiro (*)

A Justiça, que não tem nada de cega, é a mais perversa, hipócrita e descarada das instituições do sistema capitalista. E aí se incluem todos os fóruns que orbitam em torno dela, tais como STF, Justiça Trabalhista, Ministério Público, OAB etc. A preta toga dos senhores magistrados é um ícone que remete às densas trevas da Idade Média, a idade de saudosa memória de todos eles. Ao vestir a horrenda toga vampírica, esses senhores encarnam seu caráter de abutres e de vampiros dos oprimidos e trabalhadores da cidade e do campo.

Tais senhores são, acima de tudo, defensores e ciosos preservadores de um sistema social que já atingiu sua etapa de decomposição irreversível. Sempre portam seu martelo para esmagar a cabeça dos trabalhadores. Isso fica muito evidente em períodos como o que estamos vivenciando. Períodos em que os trabalhadores urbanos e campesinos levantam a sua voz e vão às ruas para dizer que basta de injustiça social e quebra de direitos; para dizer que o carro-chefe da História é a classe trabalhadora e que, através da sua organização, pode barrar qualquer tentativa dos abutres da classe burguesa de impor um golpe de Estado para instaurar uma ditadura cujos governantes são o que há de mais representativo no submundo da corrupção.

Vejam qual seria a composição desse governo: o evangélico  Eduardo Cunha, que serviu ao velho bandido P.C. Farias; o ratão Michel Temer e todo o apoio dos velhos fascistas do PSDB, DEM, partidos evangélicos, PPS, Partido Verde e as bênçãos do grão-mestre do fascismo no Brasil, Gilmar Mendes. Por sua vez, quem neste exato momento o STF elege para presidir essa pútrida instância da Justiça? Justamente o maior aliado de todos os fascistas que comandam a tentativa de golpe – o abutre Gilmar Mendes. Creio que não seja preciso dizer mais nada. Essa é a Justiça burguesa e o STF um antro de fascistas. Eles mantiveram a anistia aos torturadores, que cometeram crimes contra a humanidade. No entanto, não é apenas a instituição Justiça que está podre neste sistema burguês. A podridão se alastra por todas as demais instituições.

No que pese tudo isso, em plena gravidade do momento, afloram as manifestações populares há muito tempo ausentes no Brasil. E mais importante, ressalte-se, é o retorno de acalorado debate nos diversos segmentos da classe trabalhadora. Tudo isso é muito saudável se for voltado para a mais importante das discussões políticas, a que se refere à reorganização de todos os trabalhadores e oprimidos. Essa discussão não pode limitar-se a este momento histórico do Brasil, mas deve obrigatoriamente entrar na pauta de todos os fóruns de trabalhadores da cidade e do campo. PELA DERRUBADA RADICAL DO CAPITALISMO! PELA CONSTRUÇÃO DO SOCIALISMO!

(*) Valter Pinheiro foi militante do PCBR, ex-preso político e atual membro do Comitê pela Memória, Verdade e Justiça do Ceará.

2 comentários sobre “Como as serpentes…

  1. Valter Pinheiro definiu muito bem o que é esse horrendo sistema capitalista, ainda pior em se tratando do subalterno Brasil, nas garras do império ianque, que já está exultante com a perspectiva de abocanhar, entre outros, o NOSSO PRÉ-SAL, A PRÓPRIA PETROBRÁS e outros ativos construídos com o sangue, suor e lágrimas do nosso povo! ABAIXO OS CANALHAS QUE APOIAM MAIS UM GOLPE E FORA COM TODOS ELES!!!

    Curtir

  2. Esse golpe orquestrado no Brasil tem objetivos claros. Privatizar a PETROBRAS, bANCO DO bRASIL, CAIXA ECONõmica federal, e, principalmente, entregar a nossa grande reserva de petróleo do PRE SAL. São os entreguistas que recebem dinheiro dos Estados Unidos, para nos deixar no atraso e no subdesenvolvimento. Querem o Brasil como eterno quintal dos Estados Unidos, par a saquear as nossas riquezas. Esse filme vem se prolongando há muito tempo.

    Curtir

Deixe um comentário