Rina Bertaccini, uma pesquisadora imprescindível, in memorian

RINA
Por Atilio A. Boron *
10 de fevereiro de 2016

Com seu desaparecimento, a América Latina perde uma das mais brilhantes estudiosas da agressão imperialista e da expansão das bases militares dos EUA em nosso continente. Engenheira de formação, socióloga e historiadora de vocação, Rina Bertaccini foi durante toda sua vida uma destacada militantes e dirigente do Partido Comunista Argentino. Foi uma das fundadoras do Mopoassol, o Movimento pela Paz, Soberania e Solidariedade entre os povos, que aglutinou pesquisadores de toda a América Latina e Caribe especializados no estudo da penetração militar do imperialismo na região. Suas pesquisas se caracterizaram por seu rigor, em um tema no qual frequentemente o fervor antiimperialista fazia com que muitos vissem bases militares norte-americanas onde não as havia. 

Rina, ao contrário, reunia metódica e pacientemente a evidência e quando afirmava que em tal lugar, em dado país, havia sido instalada uma base militar, os pesquisadores sabiam que sua existência era real e comprovável.

Sua preocupação intelectual e política transcendia enormemente o tema das bases, como demonstram seus numerosos artigos publicados tanto na Argentina como no exterior sobre questões como as ilhas Malvinas e o Atlântico Sul, a expansão global da OTAN, as missões de treinamento e exercícios conjuntos das forças armadas e de polícia do continente com as dos EUA, o Plano Colômbia e a luta pela paz com justiça social na Colômbia e o colonialismo cultural e suas consequências militares, entre tantos outros que suscitaram o interesse de um intelecto permanentemente aberto e atento, pronto para descobrir as novidades e eternamente desconforme com o saber estabelecido.

Com sua morte perdemos uma lutadora incansável e um talento analítico e organizativo excepcional. Mas as sementes que plantou ja começaram a dar seus frutos e existe agora toda uma nova geração que fica com sua herança.

* Diretor del PLED, Programa Latino-americano de Educação à Distância em Ciências Sociais do Centro Cultural dda Cooperação.
http://www.resumenlatinoamericano.org/2016/02/10/rina-bertaccini-in-memorian/
*Tradução: José Alves de Sousa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s