Querem …

barros_bolsa_partidos

Por  Jandir Santin (*)

BOLSA FAMÍLIA E CONGRESSO NACIONAL

O Relator do Projeto do Orçamento/2016 e parte dos congressistas querem cortar 10 bilhões de reais do programa BOLSA FAMÍLIA. Trata-se de TIRAR de milhões de famílias muito empobrecidas uma “esmolinha” de menos de 100,00/mês .A alegação ´dos congressistas é que muitas dessas famílias têm membros que ganham mais de 150,00/mês. Que deve haver algumas irregularidades na execução deste projeto social tão importante para o Brasil e milhões de famílias que viram seu presente e seu futuro mudar para melhor a partir de algumas migalhas distribuídas pelo Governo nos últimos 15 anos. A gente pode se perguntar: “Que moral têm os congressistas que votam seus próprios salários de 27.000,00/mês, mais todas as mordomias de passagens aéreas, diárias, residência, inúmeros assessores, etc. etc.etc.(sem contar polpudas propinas e corrupções!) de julgar pequenas irregularidades de um programa que custa tão pouco ao país e resulta em enormes avanços para o presente e futuro de milhões de brasileiros/as?! Não é de chorar diante de tanta desfaçatez?!

PROGRAMA INTERNACIONALMENTE RECONHECIDO

Além de tirar da miséria milhões de famílias brasileiras, os programas sociais do Estado Brasileiro nos últimos 20 anos, eles devolveram a esperança e o futuro para milhões de crianças que frequentam as escolas e se alimentam da merenda escolar e garantem que suas famílias possam também comer. Esses programas tiraram o país do mapa internacional da fome e passou a servir de modelo para inúmeros países dos continentes americano, africano e asiático. Essa pequena ajuda financeira é responsável pela movimentação da economia de milhares de vilas e bairros pobres deste país! São programas que representam a tentativa do Estado Brasileiro de pagar uma pequena parcela da DÍVIDA PÚBLICA acumulada ao longo de cinco séculos com as classes empobrecidas que construíram a riqueza do país! Não esqueçamos que o Brasil foi o último Estado a proclamar a Abolição da Escravatura. As consequências do escravismo se estenderão por mais um ou dois séculos! Pensar que milhares de brasileiros/as favorecidos pela exploração das classes trabalhadoras deste país continuam achando injustas as ações afirmativas do Estado Brasileiro para pagar um pouquinho da DÍVIDA SOCIAL que acumulamos ao longo de séculos só pode nos entristecer e envergonhar! Pior ainda é ver que os chamados “representantes” do poder legislativo nacional querem cortar os sonhos de futuro da população mais explorada e empobrecida do país!

O CN REPRESENTA QUEM?

Quando a gente vê as tentativas fracassadas da Direita e da esquerda de sair às ruas para pressionar o Congresso Nacional – CN – a tomar uma atitude a favor ou contra o Impedimento da presidenta Dilma, a gente precisa se perguntar: A quem representam os Deputados Federais e Senadores? Se fossem, de fato, representantes do povo brasileiro, o povo não teria que sair às ruas para dizer o que quer para o Brasil. São atos ridículos em que a grande maioria do povo não participa e nem sabe direito o que os dois grupos querem. Tanto a atuação do CN, como as manifestações da direita e da esquerda demonstram que o Sistema Político-Eleitoral Brasileiro é um fracasso, está ultrapassado, é um defunto que não sabemos como enterrá-lo! Ou a gente muda, transforma, revoluciona o Sistema como um todo, ou continuaremos fazendo palhaçadas no CN e nas ruas do país! Se o Natal e os festejos de Ano Novo ajudarem os/as brasileiros/as a refletir mais sobre isso tudo e tomar atitudes mais decisivas para enterrar o ‘defunto’ e construir uma nova representação do Legislativo Nacional, já valeria à pena ter chegado a um fim de ano tão tumultuado politicamente!

(*) Jandir Santin é Educador e Apontador de Estrelas
Membro do Grupo de Astronomia do Oeste Catarinense

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s