OS IRREDENTOS – por Jandir Santim

“Há os que lutam por ALGUM tempo e são BONS

Há os que lutam por MUITO tempo e são Muito BONS

E há os que lutam SEMPRE e são INDISPENSÁVEIS”!

Berthold Brech

O Sistema Capitalista sempre deu sinais de não resolver os Problemas do Planeta e da Humanidade! Hoje está ESCANCARADA sua INCAPACIDADE de humanizar a humanidade e o Planeta. Basta citar as Guerras em andamento, o Endividamento das Nações, a Deterioração do Meio Ambiente, o drama dos Migrantes, A FALÊNCIA do sistema democrático liberal e de todas as instituições nele fundamentadas como sinais de falência do Sistema!

Daí a necessidade de construir OUTRO SISTEMA POSSÍVEL! Sempre houve pessoas e grupos que sonharam e tentaram construí-lo. Muitos foram sacrificados pelo Sistema Vigente. Outros se cansaram de lutar e desistiram. Outros foram cooptados e passaram para o outro lado.

Mas há os que resistiram às tentações e enganos do Capital e seguem na luta pela Construção de OUTRO SISTEMA e de um Planeta Sustentável. São OS IRREDENTOS, os INDISPENSÁVEIS.

Embora a insatisfação com o Sistema capitalista seja generalizada, há predominância quase absoluta do Sistema e Pensamento Único que não concorda com a realidade construída pelo Capitalismo, mas não vislumbra saídas possíveis. A grande maioria da humanidade nem sequer se faz perguntas, como: É possível transformar isto? Podemos construir outro sistema humano e sustentável? E vive tentando reformar o que temos como herança: o sistema capitalista!

Isto se deve, em grande parte, pela capacidade do sistema em tirar do horizonte intelectual e do dia-a-dia da população o Marxismo que surgiu exatamente para se antepor ao Capitalismo e propiciar a construção de uma sociedade e um mundo mais justo, mais distributivo do Ter, do Saber e do Poder. A eliminação do Marxismo na Academia, nas escolas de formação de lideranças sociais e políticas, na literatura popularizada do trabalho de massas e, principalmente, da Mídia em geral, deixa a humanidade órfã do instrumento mais eficaz de transformação da realidade. Daí a importância deste movimento dos IRREDENTOS! A possibilidade de resgatar um instrumento eficaz de transformação das estruturas sócio-econômico-político-sociais-culturais.

É claro que o Marxismo precisa ser ‘atualizado’ em vários dos seus fundamentos. Inclusive, nos momentos em que foi seguido para realizar a transformação do Capitalismo para o Socialismo, sofreu adaptações, adequou-se às diferentes realidades, como na Revolução Soviética predominantemente agrícola-feudal, na América Latina ou na África e Ásia. É um instrumento intelectual e político intrinsecamente evolutivo e adaptável a cada realidade. E isto, porque é Dialético e não estático, unidirecional ou dogmático. Saber resgatá-lo e enriquece-lo com as conquistas das lutas da Classe Trabalhadora nos séculos XIX, XX e XXI é um dos grandes desafios de quem quer transformar a realidade. Creio que esta é uma tarefa dos Irredentos na formação das lideranças dos movimentos sociais/populares da Classe Trabalhadora.

E, uma das luzes que podem guiá-los nesta tarefa, são os avanços/estragos causados pelo Sistema Capitalista nas mentes das pessoas, nas estruturas econômico-político-sociais-culturais e no próprio Planeta Terra. Todo este conjunto está muito mais degradado do que em meados do século XIX e inícios do XX quando foi construído o Marxismo. O Sistema Capitalista tornou-se muito mais sofisticado do que aquele que surgiu da Revolução Industrial. Um simples exemplo para ilustrar essa complexidade pode ser encontrada na LUTA DE CLASSES. A questão CLASSE, além de ser negada como categoria de análise social pelo capitalismo atual, é uma realidade bem mais complexa da que foi exposta no Manifesto Comunista de 1848.

Resumindo: diviso neste esforço dos Irredentos, entre os quais me incluo, uma importância imensurável pela enorme experiência na luta contra o capitalismo e pela construção do Socialismo. Por outro lado, sinto que os desafios desta tarefa são igualmente enormes e incomensuráveis. Mas enfrentar desafios enormes sempre foi uma das marcas dos Irredentos!

Jandir Santin

Chapecó, 12/11/16

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s